sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Programa Qualifica: conhecer um autor da Póvoa de Lanhoso

Por sugestão da formadora de Linguagem e Comunicação, numa das actividades da Formação Complementar, requisitei, na Biblioteca da Escola Secundária, o livro “O Homem que apanhava almas” de José Abílio Coelho, autor povoense. Este livro tem vários contos. O conto “ A barba à borla” foi aquele de que eu mais gostei e, por este motivo, resolvi partilhar este breve resumo.
Este conto fala-nos de um velho pedinte chamado Garradinho, que andava a pedir pelas ruas, tocando gaita-de-beiços.
O Sr. Silva, o barbeiro, de vez em quando cortava-lhe a barba “à borla” e em troca ele tocava a gaita, para entreter os fregueses. Uma certa altura, o barbeiro empregou um rapaz chamado Leandro.
Uma certa altura, o pedinte chegou perto da barbearia e o barbeiro mandou-o sentar-se que o seu empregado lhe iria cortar a barba. Ele sentou-se e o empregado, a mando do patrão ou por vontade própria, em vez de pegar na navalha nova pegou na velha e cortou-lhe a cara toda. Ele sofreu calado e não disse nada, porque como diz a expressão “a cavalo dado não se olha ao dente”, ou o mesmo que dizer que quando recebemos um presente, devemos mostrar satisfação, mesmo que este não seja do nosso agrado.   
Este conto também nos ensina que devemos ajudar aqueles que precisam e, às vezes, um pequeno gesto faz toda a diferença. Para além disto, nunca devemos esquecer que não nos devemos aproveitar das situações e maltratar os mais necessitados.
Carla Fernandes
adulta em Processo de Reconhecimento e 
Validação de Competências, do nível básico.