sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Há um Centro Qualifica na minha escola! Mas… o que é isso?

O Centro Qualifica é uma estrutura especializada em educação e formação que procura dar resposta às necessidades de qualificação da população adulta. É dirigido a maiores de 18 anos que procuram uma certificação escolar e/ou profissional e pretendam assim melhorar, reorientar ou mudar as suas carreiras.
Apesar da evolução do sistema educativo e da oferta de percursos de qualificação, muitas são as pessoas que não terminaram a escolaridade obrigatória e que apresentam baixos níveis de qualificação. No concelho da Póvoa de Lanhoso 81,3% dos adultos não concluíram o ensino secundário. São números que nos devem preocupar, dadas as dificuldades do mercado de trabalho atual, volátil e precário, e as possibilidades que a baixa escolaridade impede que se concretizem.
O Centro Qualifica assume, assim, uma enorme relevância neste contexto pois pode ajudar qualquer adulto a procurar a melhor solução para as suas necessidades educativas/formativas. Assim que um adulto bate à porta do Centro Qualifica, é imediatamente inscrito num sistema nacional que abre portas às diferentes vias de qualificação. O adulto fica a conhecer o Centro e a sua estrutura e funcionamento e é elaborado um diagnóstico do seu percurso escolar e profissional. Posteriormente, é informado sobre as diferentes opções de educação e formação escolar e profissional existentes e, tendo em conta as suas expectativas e motivações, toma uma decisão acerca da melhor solução para si.
Podem inscrever-se no Centro Qualifica pessoas com qualquer escolaridade, pois há ofertas de qualificação adequadas a todos os perfis: pessoas que pretendam aumentar a sua escolaridade e obter o 4º, 6º, 9º ou 12º ano; pessoas que, independentemente da escolaridade, pretendam ingressar em percursos formativos de uma determinada área; ou ainda jovens que, tendo terminado o ensino secundário, pretendam ser encaminhados para Cursos de Especialização Tecnológica ou Cursos Técnicos Superiores Profissionais de nível 5 como porta de entrada para o Ensino Superior.
O Centro Qualifica funciona em horário laboral e pós-laboral para melhor responder às necessidades do público a quem se dirige.
Por tudo isto, estamos convictos de que esta é uma aposta extremamente importante do nosso Agrupamento de Escolas e que vai, certamente, ajudar a comunidade a valorizar a importância da educação ao longo da vida. Para além disto, a educação de adultos também poderá, ao mesmo tempo, influenciar, em grande medida, o desempenho escolar dos alunos e a vida da escola!
Podem encontrar-nos na Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, mesmo em frente à secretaria, ao lado da máquina do café. Uma boa razão para, no meio de dois dedos de conversa, nos baterem à porta! :-)

Contactos Centro Qualifica AEPL:
Telefone/Telemóvel: 253 633 338 / 927 942 033
E-mail: aepovoalanhoso@centroqualifica.gov.pt
Inscrição on-line disponível no site do Agrupamento
Filipa Silva – Técnica de ORVC do Centro Qualifica
Rosa Martins – Coordenadora do Centro Qualifica
Rosa Martins