quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Dia do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais

O Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso assinalou o Dia do Departamento de Matemática a Ciências Experimentais. No dia 16 tivemos várias atividades com diferentes convidados da Universidade do Minho, o Professor Pedro Pimenta, do Departamento das Ciências da Terra, o Professor Rui Oliveira do Departamento de Biologia e o Professor Manuel Filipe Costa do Departamento de Física. As sessões pretendiam promover o gosto pela atividade e raciocínio científicos, desenvolver o espírito criativo e dar a conhecer a aplicação da ciência no quotidiano, aos alunos dos 10º e 11º anos do ensino regular do curso de Ciências e Tecnologias. Recebemos igualmente a senhora Dr.ª Isabel Leite que dinamizou um whorshop intitulado “Calculadoras Gráficas: desafio”. As observações de minerais ao microscópio petrográfico, a discussão e os alertas sobre o que fazer agora que o genoma humano está sequenciado, os efeitos dos campos magnético e elétrico da Terra no homem e o aprender a funcionar com uma calculadora gráfica.
Todas estas iniciativas contribuíram seguramente para atingir os objetivos delineados pelos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais do Agrupamento de Escolas da Póvoa de Lanhoso.
No dia 19 deslocou-se à Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso o Professor António Machiavelo, docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências do Porto, que provocou em alguns alunos o desejo incontrolável de aprender alguns movimentos malabares, ou mesmo… a tentação de estudar mais matemática!
E na Escola Básica e Integrada do Ave aos alunos dos 2º e 3º ciclos foi proporcionada uma manhã muito interessante e diferente através da realização de Jogos Matemáticos e Visitas aos Laboratórios de CN e de FQ e a uma Feira de Minerais.
Os alunos passaram uma manhã diferente, ouvindo pessoas muito interessantes que se disponibilizaram a partilhar algumas das suas experiências e muita da sua sabedoria!
Muito obrigada pela disponibilidade... 


Rita Araújo
Coordenadora de Departamento