terça-feira, 7 de novembro de 2017

AUTOAVALIAÇÃO: modo ON

Avaliar algo e autoavaliarmo-nos são, certamente, dos desafios maiores que nos podem ser colocados. E só poderão ser realizados como um exercício que vem do mais fundo de nós e nunca como uma simples tarefa técnica a executar de forma burocrática. Por isso, terá de começar, sempre, com o reconhecimento de tanto bem recebido para prosseguir no desejo de encontrar um bem maior.
Sem julgamentos ou autojustificações, importará recolher informação o mais completa possível para ser suporte de discernimento e de tomada de decisões, sem receio da verdade e confrontando questões pertinentes. Assim, ganhar-se-á liberdade para a avaliação e autoavaliação.
É desta forma que a nova Equipa de Autoavaliação do nosso Agrupamento olha para este desafio. Uma Comissão Executiva constituída por três professores, auxiliada por um Grupo de Consultores – entre docentes, pessoal não docente, alunos e pais - dará corpo à tarefa de olhar e autoavaliar o Plano Estratégico, no biénio 2017 – 2019, a fim de colaborar com o Diretor do Agrupamento na redefinição ou manutenção desse plano.
Aqui estamos. Prontos a trabalhar e a sonhar, acreditando que a Educação é a asa na qual voam os sonhos.
Margarida Corsino da Silva
(Coordenadora da Equipa de Autoavaliação do AEPL)